De onde vem o ouro?

Você nunca se perguntou de onde veio o ouro? Hoje nós vamos descobrir juntos, um pouquinho mais sobre isso.

O ouro é um elemento raro da natureza, muito maleável, é encontrado puro, e é quase indestrutível pela sua resistência, o que o torna um dos metais mais preciosos do mundo. Motivo de guerra, disputas e explorações, o ouro foi e é muito procurado por mineradores, e pela indústria, pois é uma fantástica fonte de renda quando encontrado em grandes quantidades.

Estudiosos acreditam que as primeiras pessoas a usarem o ouro foram as antigas civilizações do Oriente Médio, provas disso são: uma moeda que foi encontrada na tumba de uma rainha egípcia; e as várias menções e descrições contidas no antigo testamento. Os arqueólogos acreditam ainda, que o ouro foi o primeiro metal usado por nós, humanos.

Mas a grande pergunta é: Onde o ouro é encontrado?

O ouro é encontrado na natureza, muitas vezes em rochas, mas não vá pensando que dá para perceber o ouro na rocha à primeira vista. Para a nossa tristeza, o ouro quase sempre está lá em quantidades muito pequenas e fica difícil percebê-lo, além disso, ele pode está às vezes misturado em outros elementos, o que dificulta ainda mais seu reconhecimento.

Contudo, em algumas ocasiões a natureza pode ser mais generosa, com reservas mais “recheadas” de ouro. Foi o caso de Minas Gerais, Califórnia, e Austrália. Isso acontece por vários fatores; dois deles são: muitas vezes o ouro é empurrado para os rios e riachos, ficando visíveis. Ou as rochas que estão ao redor do ouro vêm sendo desgastadas há muito tempo, isso faz com que o ouro fique mais acessível.

Ao encontrar o ouro em uma rocha é preciso fazer uma espécie de tratamento químico nela para que outros elementos que estejam ali se separem do ouro, depois disso é levado para ser refinado, fundido, e passar pelos demais processos, até virar barra ou ser usado em jóias.

Hoje, os maiores produtores de ouro são: África do Sul, Estados Unidos, Austrália, China e Peru.

Termino aqui pessoal.

Um grande abraço, e deixe seu comentário aqui embaixo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s